Queratina – a queridinha dos cabelos

Ela já está presente nos fios, mas se perde devido às químicas e agressões do dia a dia, como a poluição e raios solares.

Cabelo danificado

A queratina é uma proteína fibrosa que ajuda no processo de formação da estrutura do corpo, como a formar as unhas e os cabelos. Essa proteína é constituída de 15 aminoácidos, sendo a cisteína a mais predominante. É graças a queratina, que tem a função de envolver o fio com uma película, que os fios ficam mais resistentes, com elasticidade, fortes, hidratados e com brilho. Por isso, a proteína é a tão importante para reestruturar os cabelos.

Normalmente, o cabelo já possui mas devido às agressões do dia a dia, como poluição, raios solares, cloro, água do mar, assim como a utilização de produtos químicos como coloração e descoloração, os fios acabam perdendo a proteína.

Por isso é importante fazer a reposição de queratina nos fios.

Técnicas como nanoqueratinização, cauterização, plástica capilar e reestruturação, oferecidas em vários salões de beleza, a utilizam para promover a reestruturação capilar. Mas dá para tratar os fios em casa com linhas de cosméticos. “A linha queratina e extrato de romã, por exemplo, devolve a proteína perdida deixando os cabelos fortes, regenerados e protegidos. A ação revitalizante do extrato de romã age na fixação da cor, evita o desbotamento e proporciona cores vibrantes e mais duradouras”, explica Gilberto Miranda, representante da Vitiss em Pernambuco e na Paraíba. A linha da Vitiss contempla shampoo, condicionador, máscara capilar, leave-in, reparador de pontas e queratina líquida.

VITISS queratina

A queratina líquida pode ser aplicada diretamente nos fios.

É só lavar com shampoo, enxaguar e aplicar a queratina, deixando agir por alguns minutos, enxaguar novamente, hidratar com a máscara e finalizar com condicionador.

Outra dica é misturar duas colheres de máscara com um ampola de queratina e algumas gotas de óleo de argan.

Para cabelos muito danificados há, ainda, um tratamento de choque. Depois de lavar o cabelo com shampoo, é só aplicar a máscara de hidratação e esperar de 20 a 30 minutos para enxaguar. Depois é só passar em todo o comprimento do cabelo e secar com a ajuda de um secador.

Mas é bom ter atenção.

Quando não há agressões à fibra capilar e o cabelo é tratado com muitos produtos à base de queratina, há um enrijecimento desnecessário na fibra — podendo ocasionar ressecamento dos fios. Por isso, é preciso saber dosar a quantidade de produtos capilares com queratina.

Você pode gostar...