O poder das flores nos cosméticos

Cosméticos com flores

Das flores são retirados os princípios ativos que servem para a criação de perfumes e cosméticos

 

Com poder de hidratação no corpo e no cabelo, os cosméticos à base de flores se destacam, ainda, pelo cheiro.

Símbolo do romantismo, da harmonia, lindas e cheirosas, as flores ganharam um importante espaço no mercado dos cosméticos, devido às propriedades de relaxamento e hidratação. Isso porque é possível encontrar nas flores a maior parte dos princípios ativos das plantas, graças às porções germinativas e os elementos utilizados na reprodução, que chegam a ter, até, poderes cicatrizantes. A maioria das flores é rica em polifenóis, responsáveis pelo combate aos radicais livres, os inimigos número um da pele e que provocam o envelhecimento.

A substância também possui propriedades anti-inflamatórias.

As partes mais utilizadas nos cosméticos são as pétalas, pólen e anteras. E elas têm especial poder no cabelo.

As orquídeas, por exemplo, dão um efeito liso e prolongado, protegem e eliminam o frizz.

A flor de lótus é utilizada como tônico revitalizante para deixar o cabelo saudável, já a calêndula é capaz de controlar a oleosidade dos fios.

O girassol, conhecidamente rico em vitamina E, é ótimo hidratante, e a lavanda tonifica, aumenta a maciez e deixa o cabelo revitalizado.

O óleo de monoï, que tem se destacado entre os produtos voltados para os cabelos nos últimos anos, é derivado da maceração das flores de Tiaré no óleo de coco em temperatura branda. A flor Tiaré é muito comum na Polinésia Francesa, que tem como maior ilha o Taiti, que dá origem ao nome da flor. Rico em ácidos graxos, o óleo apresenta capacidades super hidratantes. “Mas vale ressaltar que nos cabelos é preciso limitar o uso a duas ou três vezes por semana, pois justamente em função do forte poder hidratante, pode deixar os cabelos oleosos e acumular resíduos”, explica Gilberto Miranda, representante da Vitiss Cosméticos em Pernambuco e na Paraíba.

VITISS monoi de tahiti

Para retirar o que as flores têm de bom, pode-se aquecê-las, capturando os óleos essenciais, assim como também deixando as pétalas de molho por mais de um mês, retirando o extrato. Para se conseguir um litro de óleo essencial, é necessário aquecer cerca de 300 quilos de flor. Por isso, cosméticos à base de flores costumam ser mais caros que outros. O custo pouco importa diante das propriedades que, além de contribuir para cabelo e pele mais saudáveis, ainda proporciona cheiros marcantes e prazerosos.

Cintia

Sou a Cintia, sou também a mãe do Miguel de 4 anos e da Ana Júlia que chega em breve. Adoro cosméticos, internet ( hoje trabalho através dela ), assuntos sobre maternidade e vida saudável. :-)

Você pode gostar...