Esfoliante natural – Como fazer em casa

Esfoliante Natural

Esfoliar a pele significa retirar as células mortas que ficam acumuladas na superfície. Nossa pele passa por um processo de descamação todos os dias para uma renovação constante.

Existem no mercado de cosméticos inúmeros esfoliantes para as mais diversas partes do corpo, porém você pode criar o seu próprio esfoliante e o melhor com ingredientes naturais, sem nenhuma química! 🙂

Esfoliante natural é aquele oriundo de produtos que consumimos, são eles: açúcar, farinha de aveia, bicarbonato de sódio, sal do mar, café, amêndoas.

O ideal é utilizar esses produtos orgânicos, pois já que vamos fazer um esfoliante natural, nada melhor que fazer com os melhores ingredientes, e os produtos orgânicos são livres de agrotóxicos em geral, o que os torna puros.

Mas como cada esfoliante natural funciona?

Açúcar

O açúcar é um esfoliante natural pois seus pequenos e ásperos grãos ajudam na esfoliação da pele.

Para criar um esfoliante para a pele, é ideal que se adicione algum óleo, que pode ser o azeite de oliva ou o óleo de semente de uva(que aliás também é maravilhoso hidrata, regenera e ainda prevene estrias)
O açúcar é muito rico em ácido glicólico, sim aquele mesmo dos cosméticos anti-idade, que ajuda a retirar as células mortas e diminuir linhas finas de expressão.

Para fazer o esfoliante de açúcar basta você adicionar uma pequena quantidade de açúcar mascavo orgânico(pois o tamanho do grão é muito maior do que o açúcar refinado, que aliás passa por um processo químico para ficar branquinho) em um recipiente e adicione aos poucos o óleo de sua preferência.
Misture bem e pronto, basta aplicar no rosto e corpo, levemente e em movimentos circulares.

Após retire com água.

Você pode encontrar o açúcar mascavo orgânico aqui e o o óleo de semente de uva aqui.

esfoliante-natural

Com a esfoliação corporal a pele fica mais macia e com aspecto saudável.

 

Aveia

É um esfoliante bem suave, ótimo para quem tem a pele sensível além de absorver óleo o que é bom para quem tem a pele oleosa.
O ideal para criar um esfoliante de aveia é bater os grãos inteiros em um processador de alimentos para criar a farinha de aveia.

Para criar o esfoliante natural de aveia basta processar os grãos de aveia em um processador de alimentos até ficarem como a farinha de aveia, após adicione um pouco de água, não muita pois o que queremos é criar uma pasta.

Depois basta aplicar na pele com a ponta dos dedos e em movimentos circulares.

Você pode encontrar aveia em grãos aqui

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio também um ótimo esfoliante, além de ser simples e barato de fazer.
Para criar basta adicionar ao bicarbonato de sódio um pouco de água até formar uma pasta e aplicar no rosto e corpo.
A pele fica super gostosa depois da esfoliação.


Sal do Mar

Os grãos do sal marinho são bem grandes, o que o torna um excelente esfoliante, principalmente para as áreas mais ásperas, como cotovelo, joelho, pés.
Assim como o esfoliante de açúcar para fazer basta adicionar algum óleo de sua preferência(azeite de oliva ou óleo de semente de uva), misturar e passar nas áreas desejadas. 🙂

esfoliante-natural

Os esfoliantes naturais são simples e baratos de fazer. Além de não conter nenhuma química.

Café

Sim, o café também pode ser um ótimo esfoliante! Outra função do café é diminuir o inchaço dos olhos. Bem legal não? É um outro ingrediente muito utilizado pelo indústria de cosméticos.

Para o esfoliante você pode utilizar o pó de café já pronto, o ideal também é que seja orgânico, pois assim não teremos nenhuma química no esfoliante natural. Além do que depois você pode utilizar para fazer um delicioso cafezinho, quem já experimentou café orgânico sabe como são mais saborosos. 😉

Basta adicionar o óleo de sua preferência, misturar e pronto!


Amêndoas

Para as amêndoas você também vai precisar processar com um processador de alimentos, para assim se transformar em uma farinha de amêndoas.
Após basta adicionar uma pequena quantidade de água e pronto! Um novo esfoliante para você!

 

Qual a frequencia que devo fazer uma esfoliação?

O ideal é esfoliar a pele 1x por semana, assim sua pele vai se manter com aspecto saudável.

esfoliação-completa

Sempre faça movimentos suaves ao aplicar para não machucar a pele, não é força que retira as células mortas, mas sim o movimento circular continuo.

Com a pele livre de células mortas a aplicação de cremes, autobronzeadores tem um efeito muito melhor!

Agora é só escolher qual esfoliante você quer utilizar e botar a mão na massa! 🙂

E você tem dicas de mais esfoliantes naturais? Conte para gente nos comentários.

 

 

bionetprogram

Cintia

Sou a Cintia, sou também a mãe do Miguel de 4 anos e da Ana Júlia que chega em breve. Adoro cosméticos, internet ( hoje trabalho através dela ), assuntos sobre maternidade e vida saudável. :-)

Você pode gostar...

Comentários

  1. Talita disse:

    Ótimas dicas, esfoliação é muito bom pois sempre mantem a pele renovada, sem pele morta e com uma ótima aparência!

  2. […] fazer seus próprios cosméticos, encontrei o blog Papo de Cosmético, onde a autora fala sobre esfoliante natural, e ainda ensina como fazer alguns esfoliantes com ingredientes […]