Coisas de bebê – Banho de balde

Com a chegada da pequena voltamos a utilizar muitas coisas que já fazíamos com o Miguel, então achei que seria muito legal compartilhar algumas informações com vocês!

Na época do Miguel eu ainda não tinha o blog, mas será tudo bem parecido, como sabem curtimos bastante produtos mais naturais ou simplesmente nada! rs.

O que um bebê realmente precisa em relação a produtos de higiene? Quais são as “coisas de bebê” que realmente usamos?

Neste post vou falar um pouquinho sobre o banho.

Quais coisas de bebê que vamos usar?

Banho

Quando o Miguel nasceu conheci também um pediatra incrível, que nos acompanha até hoje, e que nos mostrou que um bebê precisa de muito menos coisas de bebê do que achamos que ele irá precisar.

Mas como é/era o banho?

O banho do Miguel era ( sempre foi! ) direto no chuveiro, logo que nasceu enroladinho em um cuero e conforme ele ia se acostumando tirávamos o cuero e ele tomava banho simplesmente com água.

Quando necessário (muito xixi ou coco), utilizávamos o sabonete, mas em geral foi sempre só com água. Um bebê recém nascido não precisa de tantos produtos pois eles não se sujam.

Nestes casos utilizávamos um pouquinho de sabonete o mais natural e com o pH mais neutro possível, para não agredir a pele do bebê como esse da Weleda, que contém calêndula e camomila.

sabonete-bebe-weleda

Sabonete da Weleda para bebês

E com a Aninha tem sido quase igual, diferente apenas pelo banho de balde, que ela curte MUITO, é lindo ver ela literalmente “dançando” dentro do balde de ofurô, rs. Já o Miguel não curtia muito o banho de balde, sempre preferiu o chuveiro.

Como é o banho de balde?

O banho para um bebê recém nascido serve muito mais para relaxar, voltar ao ambiente aquático que ele viveu por um longo período, do que propriamente limpar ( que é o caso de crianças maiores ), portanto não é necessário esfregar nada, basta relaxar o seu bebê, com toques de carinho, deixando a água cair.

É necessário um balde com um bom apoio na parte debaixo para deixá-lo  bem firme, aqui utilizamos aqueles de ofurô para os bebês, mas se você tiver algum balde que tenha o fundo bem firme e arredondado poderá utilizar. O importante é utilizar um balde somente para o banho do bebê.

coisas-de-bebe

O balde de ofurô deve ter a base bem firme para não virar

Algumas vezes colocamos aveia em flocos na água que ajuda a hidratar a pele do bebê.

Cada bebê reage de uma forma, mas em geral o banho dura uns 10 minutos, alguns bebês até dormem no banho.

Quem não tem experiência pode fazer em duas pessoas, uma segura o bebê e a outra vai relaxando o bebê com a água.

Veja aqui alguns modelos de balde de ofurô

Mas por que decidimos quase não utilizar sabonete até os 3 meses?

A pele do bebê é muito sensível, passou boa parte do tempo imersa em água e protegida pela camada de vérnix ( aquela camada branquinha que o bebê tem quando nasce e que quando deixada na pele do bebê é reabsorvida rapidamente pela pele, protegendo-a e hidratando ), quando você logo de imediato lava o bebê com sabonetes com corantes e outra químicas corre um grande risco dele desenvolver alergias tópicas na pele ( bolinhas ou manchas vermelhas ) que podem coçar ou não.

Além de manter aquele cheirinho natural e delicioso que o bebê tem. <3

Por aqui nós amamos!

Cintia

Sou a Cintia, sou também a mãe do Miguel de 4 anos e da Ana Júlia que chega em breve. Adoro cosméticos, internet ( hoje trabalho através dela ), assuntos sobre maternidade e vida saudável. :-)

Você pode gostar...